"A Casa da Misericórdia de Tavira e a Arquitetura Promovida pelas Misericórdias no Século XVI" - palestra por Joana Balsa de Pinho

As Confrarias da Misericórdias, instituídas para cumprir as Obras de Misericórdia, foram importantes promotoras de diferentes manifestações patrimoniais, com características próprias, que se relacionam diretamente com a sua natureza assistencial, com as suas devoções e com as dinâmicas quotidianas confraternais. Neste contexto destaca-se a Casa da Misericórdia, a arquitetura de iniciativa caritativa, construída de raiz com uma finalidade assistencial, mais relevante durante a Idade Moderna em Portugal. Em foco estarão as características arquitetónicas e artísticas da Casa da Misericórdia de Tavira no contexto da arquitetura promovida pelas Misericórdias durante a época Moderna. Esta comunicação, que se consubstanciará como uma reflexão geograficamente localizada, de âmbito regional, terá como suporte o conhecimento global e geograficamente disperso por Portugal continental, relativo ao fenómeno arquitetónico no contexto das Misericórdias portuguesas.

 
Joana Balsa de Pinho é Doutora em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa (2013), com tese sobre as Misericórdias Portuguesas e a sua influência na Arquitetura quinhentista portuguesa. Licenciou-se em História, variante História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1995) e obteve o grau de mestre em Museus e Museologia (Universidade de Alcalá de Henares, 2011). Tem desenvolvido atividade profissional e associativa nas áreas de estudo, dinamização e valorização do património cultural e, também, como bolseira de investigação científica em diversos projetos. Desde 2012 integra, como investigadora e coordenadora-executiva, projetos desenvolvidos pelo CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (FLUL), onde também coordena o Gabinete de Investigação “Misericórdias e Instituições Similares: Assistência, Património e Cultura”. É igualmente investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte (FLUL) e autora de vários artigos publicados no âmbito da sua atividade profissional e de investigação.

 

--------

Pelas 21h30, realiza-se, na Igreja da Misericórdia, o concerto por Filomúsica Ensemble (música Coral portuguesa, Polifonia e peças do Barroco Português)

-----

Atividade integrada no programa Tavira Património Artes ( 4 de março a 22 de abril), que visa valorizar e divulgar o conjunto de recursos culturais da cidade, abrindo as igrejas à fruição dos visitantes e promovendo o património artístico, arquitetónico, pictórico, dramático e musical português e internacional. Entrada livre.

Local: 
Igreja da Misericórdia de Tavira
Data_hora: 
Sáb, 22/04/2017 - 10:30