DIETA MEDITERRÂNICA- PATRIMÓNIO CULTURAL MILENAR | exposição

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS–Organização Mundial de Saúde.

 

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da Antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada em Março de 2012 na sede da UNESCO.

São projetados filmes produzidos no âmbito da candidatura transnacional e recriado um espaço de cozinha para atividades de informação e experimentação, aprendizagem da preparação e confeção de alimentos e tradições culinárias.

Local: 
Palácio da Galeria
Data_hora: 
Sáb, 23/02/2013 - 18:00 até Dom, 31/12/2017 - 18:00