Colecções Privadas

...

Pedro Cabrita Reis é um dos mais destacados nomes da arte contemporânea portuguesa com uma importante carreira internacional, que passou  pela representação de Portugal na 50ª Bienal de Veneza - 2003.

A sua obra abrange disciplinas como a pintura e o desenho, mas são particularmente distintivas da personalidade criativa as instalações relacionadas com a arquitectura, utilizando matérias simples e situações metafóricas.

A exposição antológica de Pedro Cabrita Reis em Tavira, comissariada por Marta Almeida, envolveu a apresentação de dezenas de obras solicitadas por empréstimo a colecionadores e museus nacionais, dado o carácter privado da maioria, dificilmente podem ser vistas noutras ocasiões pelo público.

Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira
Sáb, 05/07/2008 - 18:00 até Dom, 21/09/2008 - 18:00
Artistas:
Curadoria:
Marta Moreira de Almeida
  • Pedro Cabrita Reis nasceu em Lisboa em 1956, cidade onde vive e trabalha. Com reconhecimento internacional, o seu trabalho tornou-se crucial para o entendimento da escultura a partir de meados da década de 1980.

    A sua complexa obra, caraterizada por um idiossincrático discurso filosófico e poético, engloba grande variedade de meios: pintura, escultura, fotografia, desenho e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados.

    Utilizando materiais simples e submetendo-os a processos construtivos, Pedro Cabrita Reis recicla reminiscências quase anónimas de gestos e ações primordiais repetidos no quotidiano. Centradas em questões relativas ao espaço e à memória, as suas obras adquirem um sugestivo poder de associação que, transpondo o visual, alcança uma dimensão metafórica.

    Pedro Cabrita Reis participou em importantes exposições internacionais, tais como na Documenta IX, em Kassel, em 1992, nas 21.ª e 24.ª Bienais de São Paulo, respetivamente em 1994 e 1998, e no Aperto, na Bienal de Veneza de 1995.

    Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza e em 2009 participou na 20.ª Bienal de Lyon.

    O seu trabalho tem sido exibido em exposições organizadas por diversos museus e centros de arte nacionais e internacionais.

  • Concepção de projeto:  

    Pedro Cabrita Reis e Marta Moreira de Almeida

    Comissariado:

    Marta Moreira de Almeida

    Produção:

    Museu Municipal de Tavira

     Diretor/Programação do MMT:

    Jorge Queiroz

    Coordenação de produção:

    Ana Sofia Miguéns

    Equipa de Montagem:

    Alexandre Cadete (PCR Studio)

    Fernando Mesquita (PCR Studio)

    João Martins (PCR Studio)

    Auxiliares de museografia :

    Carlos Pires,

    José Gregório,

    José Neves

    Carpintaria:

    CMT

    Seguros:

    Allianz

    Transportes:

    Urbanos