“Vaso de Tavira” em exposição no Museu do Louvre

O “Vaso de Tavira“, ex-libris da colecção do Museu Municipal de Tavira, normalmente em exposição no Núcleo Islâmico do MMT, foi cedido por empréstimo ao Museu do Louvre para integrar a exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un empire de l’Afrique à l’Espagne”, que decorre no Hall Napoléon do Museu do Louvre (Paris – França), de 17 de outubro de 2014 a 19 de janeiro de 2015.

A exposição é organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos e, integra um conjunto diversificado de objectos, de várias procedências, nomeadamente Portugal.

O “Vaso de Tavira” é um dos objectos mais emblemáticos do período islâmico no nosso País, datado dos finais do século XI ou inícios do século XII d.C. Apresenta pintura realizada a branco e, no bordo superior, um conjunto de figuras humanas (cavaleiro, besteiro, músico e uma mulher) e de animais (pombas, tartaruga, cavalos, camelo, caprino, bovino e ovídeo).

A presença desta peça no Museu do Louvre constitui um importante meio de divulgação do património histórico-arqueológico do País e da cidade, bem como, do trabalho que tem vindo a ser promovido por diversos investigadores e pelo Museu de Municipal de Tavira nos últimos anos.

Etiquetas: