DIETA MEDITERRÂNICA TODO O ANO

Programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico.

O programa teve início em janeiro de 2015, no seguimento do ciclo de "Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica". Integra passeios de interpretação do território, demonstrações, sessões de desenho e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.

COZINHAS MEDITERRÂNICAS COM AZEITE (Dieta Mediterrânica todo o ano | Semana da Cultura Científica )

Toda a azeitona se apanha à mão assim como vai caindo e isto não é muito dificultoso por ser grande e fermosa; e assim é também o azeite belo e saboroso; quer-se feita em fresco ou ao menos que lhe não tardem muito, ao contrário da nossa galega de Portugal, porque, se se descuidam dela, come-a o sal e funde menos.
“Corografia do Reino do Algarve”, Frei João de São José (1577)

No dia 25 de novembro, pelas 10h30, decorre a demonstração de “Cozinhas mediterrânicas com Azeite”, na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, cujo lagar está, como os restantes, em plena laboração. Jorge Rodrigues (cozinheiro profissional) mostrará as possibilidades culinárias do azeite, da azeitona e de outros produtos da época, como são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica, como cozinhar em família e pratos especiais para “miúdos e graúdos”. 
 

No âmbito do programa de salvaguarda “Dieta Mediterrânica todo o ano” são promovidas atividades pelo Museu Municipal de Tavira, durante o mês de novembro, dirigidas ao público escolar e ao público em geral que visam divulgar a cultura olivícola no concelho de Tavira e integram a Semana Nacional da Cultura Científica. Parte da comunidade escolar do 1º CEB visitará o lagar de Tavira da Olicer, Lda., tendo oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de extração do sumo da azeitona, o azeite.

“Dieta Mediterrânica todo o ano” é uma organização do MMT/Câmara Municipal de Tavira. Conta com a colaboração dos três lagares do concelho de Tavira: lagar “Santa Catarina”, lagar da Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo e lagar de Tavira da Olicer, Lda. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo e Junta de Freguesia de Tavira, com coordenação de Luísa Ricardo, Patrícia Gonçalves e Corinne Romeira, técnicas do Museu Municipal de Tavira.

Apoios:
- Lagar “Santa Catarina” (fundado em 1913);
- Lagar da Cooperativa Agrícola de Produtores de Azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo (fundado em 1949);
- Lagar da Cooperativa de Olivicultores de Tavira, atualmente explorado pela Olicer Lda. (fundado em 1951);
- Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo
- Junta de Freguesia de Tavira

Mais informações:
- inscrições/ informações: Museu Municipal de Tavira - edu.museus@cm-tavira.pt, 281 320 500 (ext. 2305)
- Data limite de inscrição: 22 de novembro (4ª feira)
- Nº limitado de inscrições; atividade gratuita.
- A organização reserva-se o direito de alterar o programa, cancelar/adiar a atividade caso hajam questões de força maior.
- A deslocação para o local é da responsabilidade dos participantes

 


Notas sobre a cultura olivícola em Tavira

Ricardo, Luísa. 2016. “Notas sobre a cultura olivícola em Tavira”. Azeites de Portugal (Guia 2016). 96-98. Lisboa: Enigma editores. Disponível em http://pt.calameo.com/read/000597853d5857d607143

Covaneiro, Jaquelina e Sandra Cavaco. 2015. “O azeite. A luz dos nossos olhos”. Azeites de Portugal (Guia 2015). 102-104. Lisboa: Enigma editores. Disponível em http://pt.calameo.com/read/0005978538e114c2ddc4e

Ricardo, Luísa. 2014. “Dieta Mediterrânica: a conserva de azeitona em Tavira”. Azeites de Portugal (Guia 2014). 128–130. Lisboa: Enigma editores. Disponível em http://pt.calameo.com/read/000597853d5857d607143

Ricardo, Luísa. 2013. “O azeite e a Dieta Mediterrânica”. Azeites de Portugal (Guia 2013). 106–107. Lisboa: Enigma editores. Disponível em http://www.calameo.com/read/000597853f0777e582374.

Ricardo, Luísa. 2012. “A Dieta Mediterrânica e o azeite”. Azeites de Portugal (Guia 2012). 75-79. Lisboa: Enigma editores. Disponível em http://pt.calameo.com/read/0016334562592bb30580d.

 

VINHA E VINHO - PASSEIO (Jornadas Europeias do Património)

As “Jornadas Europeias do Património” têm este ano como tema, “Património e Natureza”.
Dia 24 de setembro, pelas 9h30, na zona da Assêca, freguesia de Tavira, realiza-se um passeio sobre “Vinha e Vinho” organizado pelo Museu Municipal de Tavira/CMT.
O mote é a celebração do início do outono e a época de colheita.

O vinho integra a trilogia da Dieta Mediterrânica, juntamente com o pão e o azeite.
São produtos que há muito fazem parte do nosso padrão alimentar, integrando as manifestações rituais e simbologias das culturas mediterrânicas.

A vinha, juntamente com as culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira. A referência ao vinho também. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve:  “O seu terreno [de Tavira], grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga.” (1988: 362)

O passeio, orientado por Manuel Marcelino, agricultor, e Luísa Ricardo, antropóloga, dará a conhecer saberes relacionados com esta cultura: diferentes usos – uva de mesa e/ou para vinho, uva passada; variedades diversas, algumas bastante antigas e caraterísticas do algarve, como a negra mole e pau-ferro; a colheita; a feitura do vinho; as paisagens de vinha e parreiras que ladeiam caminhos e hortas e sombreiam pátios e casas, desde o litoral até à serra, entre outros aspetos.

A atividade é uma organização do Museu Municipal de Tavira/Câmara Municipal de Tavira com o apoio da Junta de Freguesia de Tavira. Integra-se no programa “Dieta Mediterrânica todo o ano” promovido pelo Museu Municipal de Tavira e nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2017, dedicadas ao tema “Património e Natureza”.
  
“DIETA MEDITERRÂNICA TODO O ANO” é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Em 2017, pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental, económica) dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes- fazeres e as ameaças à sua continuidade. Dar a conhecer mas também explorar (ir mais além), experimentar, saborear,…
O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias (as cozinhas mediterrânicas), mostras fílmicas, oficinas de arte e artesanato, entre outras atividades, em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Museu Municipal de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.
 
Informação:
VINHA E VINHO
Data: 24 de setembro de 2017
Horário: 9h30 (duração- aproximadamente 2h30)
Orientação: Manuel Marcelino (agricultor) e Luísa Ricardo (antropóloga)
Local do passeio: zona da Asseca (a cerca de 2 km de Tavira)

- inscrições/ informações: Museu Municipal de Tavira - edu.museus@cm-tavira.pt, 281 320 500 (ext. 2305)
- Data limite de inscrição: 21 de setembro (5ª feira)
- Nº limitado de inscrições. Atividade gratuita.
- A organização reserva-se o direito de alterar o programa, cancelar/adiar a atividade caso hajam questões de força maior.
- A deslocação para o local é da responsabilidade dos participantes.

TALEGOS E TALEIGUINH​OS (oficina de artesanato​)

texto de apoio

31 de janeiro 2015

AMENDOEIRAS EM FLOR (sessão de desenho)

texto de apoio

Fotos

14 de fevereiro 2015

ENTRE MONTES E SERRANIAS (passeio de interpretação do território e de saberes)

textos de apoio (1) (2)

Fotos

28 de março 2015

OS MONTES DA SERRA DE TAVIRA (passeio de interpretação do território e de saberes)

texto de apoio

Fotos

30 de maio de 2015

SANTOS POPULARES A AGUARELA (sessão de desenho)

Fotos

27 de junho 2015