DIETA MEDITERRÂNICA TODO O ANO

Programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico.

O programa teve início em janeiro de 2015, no seguimento do ciclo de "Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica". Integra passeios de interpretação do território, demonstrações, sessões de desenho e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.

VINHA E VINHO - PASSEIO (Jornadas Europeias do Património)

As “Jornadas Europeias do Património” têm este ano como tema, “Património e Natureza”.
Dia 24 de setembro, pelas 9h30, na zona da Assêca, freguesia de Tavira, realiza-se um passeio sobre “Vinha e Vinho” organizado pelo Museu Municipal de Tavira/CMT.
O mote é a celebração do início do outono e a época de colheita.

O vinho integra a trilogia da Dieta Mediterrânica, juntamente com o pão e o azeite.
São produtos que há muito fazem parte do nosso padrão alimentar, integrando as manifestações rituais e simbologias das culturas mediterrânicas.

A vinha, juntamente com as culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira. A referência ao vinho também. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve:  “O seu terreno [de Tavira], grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga.” (1988: 362)

O passeio, orientado por Manuel Marcelino, agricultor, e Luísa Ricardo, antropóloga, dará a conhecer saberes relacionados com esta cultura: diferentes usos – uva de mesa e/ou para vinho, uva passada; variedades diversas, algumas bastante antigas e caraterísticas do algarve, como a negra mole e pau-ferro; a colheita; a feitura do vinho; as paisagens de vinha e parreiras que ladeiam caminhos e hortas e sombreiam pátios e casas, desde o litoral até à serra, entre outros aspetos.

A atividade é uma organização do Museu Municipal de Tavira/Câmara Municipal de Tavira com o apoio da Junta de Freguesia de Tavira. Integra-se no programa “Dieta Mediterrânica todo o ano” promovido pelo Museu Municipal de Tavira e nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2017, dedicadas ao tema “Património e Natureza”.
  
“DIETA MEDITERRÂNICA TODO O ANO” é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Em 2017, pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental, económica) dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes- fazeres e as ameaças à sua continuidade. Dar a conhecer mas também explorar (ir mais além), experimentar, saborear,…
O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias (as cozinhas mediterrânicas), mostras fílmicas, oficinas de arte e artesanato, entre outras atividades, em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Museu Municipal de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.
 
Informação:
VINHA E VINHO
Data: 24 de setembro de 2017
Horário: 9h30 (duração- aproximadamente 2h30)
Orientação: Manuel Marcelino (agricultor) e Luísa Ricardo (antropóloga)
Local do passeio: zona da Asseca (a cerca de 2 km de Tavira)

- inscrições/ informações: Museu Municipal de Tavira - edu.museus@cm-tavira.pt, 281 320 500 (ext. 2305)
- Data limite de inscrição: 21 de setembro (5ª feira)
- Nº limitado de inscrições. Atividade gratuita.
- A organização reserva-se o direito de alterar o programa, cancelar/adiar a atividade caso hajam questões de força maior.
- A deslocação para o local é da responsabilidade dos participantes.

TALEGOS E TALEIGUINH​OS (oficina de artesanato​)

texto de apoio

31 de janeiro 2015

AMENDOEIRAS EM FLOR (sessão de desenho)

texto de apoio

Fotos

14 de fevereiro 2015

ENTRE MONTES E SERRANIAS (passeio de interpretação do território e de saberes)

textos de apoio (1) (2)

Fotos

28 de março 2015

OS MONTES DA SERRA DE TAVIRA (passeio de interpretação do território e de saberes)

texto de apoio

Fotos

30 de maio de 2015

SANTOS POPULARES A AGUARELA (sessão de desenho)

Fotos

27 de junho 2015